Destaque Príncipe Andrew perdeu todos os seus títulos militares após denúncia de abuso...

Príncipe Andrew perdeu todos os seus títulos militares após denúncia de abuso sexual de menor

Após a justiça de Nova York negar a anulação de um processo por abuso sexual de menor, o príncipe Andrew, 62 anos, perdeu todos os seus títulos militares.

Com isso, o terceiro filho da rainha Elizabeth II não terá mais as funções ou graus militares honoríficos que detinha e continuará afastado de qualquer atividade pública, como ocorre desde 2019. Oficialmente, Andrew renunciou aos seus títulos em comum acordo com a monarca.

“Com a aprovação e o acordo da rainha, as afiliações militares e os patronatos reais do duque de York foram recolocados nas mãos de Sua Majestade. O duque de York continuará a não desenvolver compromissos públicos e se defenderá no âmbito desse caso como um cidadãos privado”, diz a curta nota do Palácio de Buckingham.

Apesar da afirmação oficial, a decisão ocorre também em um momento de grande pressão de veteranos militares. Nesta quinta, a mídia britânica revelou que uma carta assinada por 150 deles foi enviada para Elizabeth sobre o caso.

Entre os títulos perdidos, está o de coronel do prestigioso departamento das Grenadier Guards, herdado após a morte do pai, o príncipe Phillip.

A decisão foi publicada um dia depois da decisão de um juiz de Nova York, que determinou que deve seguir adiante o processo movido por Virginia Giuffre contra Andrew por abusos sexuais quando ela tinha 17 anos. Ela é uma das vítimas do bilionário Jeffrey Epstein, que se matou na prisão em 2019 após condenação por tráfico sexual de menores, entre outros crimes, e era um grande amigo de Andrew.