Início Destaque Príncipe Andrew perdeu todos os seus títulos militares após denúncia de abuso...

Príncipe Andrew perdeu todos os seus títulos militares após denúncia de abuso sexual de menor

Após a justiça de Nova York negar a anulação de um processo por abuso sexual de menor, o príncipe Andrew, 62 anos, perdeu todos os seus títulos militares.

Com isso, o terceiro filho da rainha Elizabeth II não terá mais as funções ou graus militares honoríficos que detinha e continuará afastado de qualquer atividade pública, como ocorre desde 2019. Oficialmente, Andrew renunciou aos seus títulos em comum acordo com a monarca.

“Com a aprovação e o acordo da rainha, as afiliações militares e os patronatos reais do duque de York foram recolocados nas mãos de Sua Majestade. O duque de York continuará a não desenvolver compromissos públicos e se defenderá no âmbito desse caso como um cidadãos privado”, diz a curta nota do Palácio de Buckingham.

Apesar da afirmação oficial, a decisão ocorre também em um momento de grande pressão de veteranos militares. Nesta quinta, a mídia britânica revelou que uma carta assinada por 150 deles foi enviada para Elizabeth sobre o caso.

Entre os títulos perdidos, está o de coronel do prestigioso departamento das Grenadier Guards, herdado após a morte do pai, o príncipe Phillip.

A decisão foi publicada um dia depois da decisão de um juiz de Nova York, que determinou que deve seguir adiante o processo movido por Virginia Giuffre contra Andrew por abusos sexuais quando ela tinha 17 anos. Ela é uma das vítimas do bilionário Jeffrey Epstein, que se matou na prisão em 2019 após condenação por tráfico sexual de menores, entre outros crimes, e era um grande amigo de Andrew.

FONTEISTOÉ
Artigo anteriorVagas de emprego do dia 13 de Janeiro de 2022
Próximo artigoDois polícias foram despedidos por ignorarem alerta de assalto para caçar Pokémons em Los Angeles