Início Internacional Alemanha manifestou preocupação pelas ameaças de Putin à Ucrânia

Alemanha manifestou preocupação pelas ameaças de Putin à Ucrânia

A Alemanha expressou “grande preocupação” com a ameaça do Presidente russo de uma resposta “militar e técnica” se os países ocidentais não puserem termo a uma política que considerou ser “claramente agressiva”.

Num contexto de tensões crescentes sobre a Ucrânia, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que tomará “medidas de retaliação militares e técnicas adequadas” se o Ocidente mantiver a sua política contra Moscovo.

A Rússia alega que os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês) estão a reforçar a sua presença nas fronteiras da Rússia, armando a Ucrânia, conduzindo manobras militares na região e destacando forças para o Mar Negro.

O Ocidente acusa Moscovo de ter concentrado cerca de 100.000 soldados na fronteira com a Ucrânia, indiciando uma invasão iminente, depois de ter anexado a península ucraniana da Crimeia, em 2014.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, disse na quarta-feira (22) que a Rússia e os Estados Unidos se vão reunir em janeiro, para discutir as exigências de Moscovo de garantias que impeçam a expansão da NATO para a Europa de Leste, incluindo a Ucrânia.

FONTEDW
Artigo anteriorPrograma Estratégico para Moçambique já foi aprovado pela UE
Próximo artigoAutoridades anunciaram três óbitos, 2337 casos e 34 internados por covid-19