Destaque Director de ONG bielorrussa foi encontrado enforcado num parque na Ucrânia

Director de ONG bielorrussa foi encontrado enforcado num parque na Ucrânia

O diretor de uma organização não-governamental que ajuda pessoas que fugiram da Bielorrússia foi encontrado enforcado num parque em Kiev, disse hoje a polícia ucraniana, acrescentando ter aberto uma investigação de homicídio.

Vitali Chychov, líder da organização humanitária Casa da Bielorrússia na Ucrânia, tinha sido dado como desaparecido na Ucrânia na segunda-feira.

“O cidadão bielorrusso Vitali Chychov, desaparecido ontem [segunda-feira] em Kiev, foi encontrado hoje enforcado num dos parques de Kiev, perto do local onde vivia”, disse a polícia numa declaração.

“A polícia abriu um processo penal ao abrigo do Artigo 115 do Código Penal da Ucrânia (homicídio premeditado) e verificará todas as versões possíveis, incluindo a de homicídio apresentado como suicídio”, acrescentou a Polícia Nacional da Ucrânia.

Chychov tinha saído para uma corrida em Kiev na segunda-feira de manhã, mas não regressou.

Muitos bielorrussos fugiram do país, frequentemente para a Ucrânia, Polónia e Lituânia, no meio de uma feroz repressão da dissidência nesta antiga república soviética governada com punho de ferro desde 1994 pelo Presidente Alexander Lukashenko.

O caso de Vitali Chychov surge pouco depois de um incidente nos Jogos Olímpicos de Tóquio com a velocista bielorrussa Krystsina Tsimanouskaya, que disse ter sido forçada a retirar-se da competição e ameaçada de repatriação forçada por criticar a sua federação nos meios de comunicação social.