Início Internacional Africa Detido presidente do partido da oposição tanzaniano por planear manifestação

Detido presidente do partido da oposição tanzaniano por planear manifestação

O presidente do partido da oposição da Tanzânia Chadema, Freeman Mbowe, foi detido junto com outros 10 membros, na cidade de Mwanza (noroeste) por planearem uma manifestação.

Freeman Mbowe foi abordado por um exército de polícias ao chegar ao hotel e foi preso junto com outros líderes”, declarou Chadema, o principal partido da oposição na Tanzânia, numa mensagem publicada na rede social Twitter e assinada pelo seu diretor de comunicações, John Mrema.

“Os outros dirigentes foram levados para a esquadra da polícia de Mwanza, mas o local para onde Freeman Mbowe foi transportado não é conhecido e, até ao momento, não há informações sobre o seu paradeiro”, acrescentou o partido, pedindo à polícia que diga onde está e porque está preso o líder opositor.

As prisões ocorreram horas depois de Mbowe convocar uma manifestação para exigir reformas constitucionais, apesar das restrições impostas pelas autoridades locais em Mwanza, devido à pandemia do novo coronavírus.

“Condenamos a repressão aos direitos dos tanzanianos da maneira mais veemente. São sinais de que a ditadura do Presidente [da Tanzânia, falecido] John Magufuli continua” no país, sublinhou ainda o partido.

FONTENotícia ao Minuto
Artigo anteriorMoçambique registou 1.224 casos e 20 mortes pelo vírus da covid-19
Próximo artigoIgreja Universal do Reino de Deus denuncia pastores por benefício irregular estatal