Sociedade Educação PM exorta a observação rigorosa das medidas de prevenção da Covid-19 num...

PM exorta a observação rigorosa das medidas de prevenção da Covid-19 num contexto de reabertura das aulas

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, exortou hoje aos pais e encarregados de educação, alunos, estudantes, professores, operadores de transportes semi-colectivos de passageiros, a continuarem a observar rigorosamente das medidas de prevenção e combate da pandemia da Covid-19.

“Se cada um de nós assumir a sua responsabilidade, estaremos a criar condições para uma retoma das aulas presenciais de forma segura para que os nossos educandos sejam formados e continuarmos a ter um capital humano capaz de impulsionar o desenvolvimento do país”, sublinhou.

Do Rosário falando no encerramento da sessão de informações do Governo, em resposta às questões de insistência dos deputados da Assembleia da República, que ontem terminou na cidade de Maputo.

A fonte defendeu que a interrupção das aulas por períodos prolongados tem impactos muito negativos no desenvolvimento psicológico e físico das crianças, adolescentes e jovens e, consequentemente, no desenvolvimento do capital humano do nosso país.

Segundo o dirigente, a interrupção das aulas pode resultar no aumento do risco de abandono definitivo da escola, gravidez prematura, exposição dos adolescentes e jovens ao consumo de drogas, trabalho infantil, de entre outros males.

Recomendado para si:  Três cidadãos chineses respondem em tribunal por violarem suspensão de mineração em Chimanimani

“A decisão da reabertura das escolas em todos os sub-sistemas de ensino, ocorre depois de ouvido a Comissão Técnico-Científico e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre esta matéria”, sublinhou.