
Em algum momento da vida, a maioria das pessoas já teve que retirar algum pelo do corpo. É uma coisa natural. No entanto, há uma condição rara – e bizarra – que faz com que seja, literalmente, necessário depilar as gengivas.
“Em 2009, relatamos o caso de uma jovem com pelos no epitélio sulcular da papila palatina retroincisiva”, descreveram os especialistas em um estudo sobre o caso, publicado em agosto de 2019. Traduzindo, a mulher possuía pelos semelhantes a cílios projetando-se diretamente atrás de seus dentes frontais superiores.
Com uma rápida pesquisa, é possível dizer que há registro de apenas outros cinco casos semelhantes. O interessante a se observar é que todos datam da década de 1960 e são homens.
Pesquisa da causa do problema
Para tentar solucionar o mistério, os médicos foram rápidos em realizar todos os exames possíveis. Foram testes hormonais e ultrassonografias que levaram à descoberta da síndrome dos ovários policísticos (SOP), uma condição reprodutiva ligada diretamente a desequilíbrios hormonais.
O hirsutismo, desenvolvimento exagerado de pelos, cabelos ou buço, em correlação com distúrbios das glândulas endócrinas (supra-renais), é uma consequência comum desse desequilíbrio. Em geral, no entanto, esse crescimento atípico ocorre em partes do corpo que já possuem folículos – como rosto, tronco e membros.