Sociedade Decreto presidencial ignorado em alguns distritos em Sofala

Decreto presidencial ignorado em alguns distritos em Sofala

Em quatro dos seis distritos da zona norte da província de Sofala, o decreto presidencial no âmbito das medidas de prevenção da COVID-19 não estão a ser observados.

Crianças e adultos ignoram as recomendações dadas pelo governo convivendo sem observar o distanciamento social e sem usarem máscaras.

Trata-se dos distritos de Muanza, Cheringoma, Caia e Marromeu, onde as crianças fazem-se a rua para brincarem e ou exercerem actividades de rendimentos. Os adultos não observam o distanciamento social e há mercados sem produtos de higienização para o público. Estes factos foram constatados nos últimos dias pela presidente da Assembleia provincial de Sofala, que esteve em visita de trabalho naquelas áreas.

Antónia Charre, dialogou com várias crianças e vendedores formais e informais assim como transportadores, sensibilizando os mesmos a seguirem com rigor o decreto presidencial com vista a prevenirem-se da doença.

A presidente da Assembleia Provincial de Sofala, nos quatro distritos em alusão, manteve contactos com as autoridades locais administrativas e comunitárias, a quem pediu maior fiscalização no cumprimento das medidas de prevenção obrigando a população a observar com rigor o decreto presidencial.

Importa referir entretanto, que no âmbito das medidas de prevenção da COVID-19, a ONUHABITAT está a reforçar a prevenção em áreas urbanas. O município de Dondo foi o primeiro a receber o apoio directo com vista a minimizar os impactos da contaminação, com a disponibilização de fontenários, estações de lavagem das mãos e máscaras.