Politica Nova AR convoca primeira sessão extraordinária para os dias 20 e 21...

Nova AR convoca primeira sessão extraordinária para os dias 20 e 21 deste mês

A Assembleia da República (AR) convocou para os dias 20 e 21 de Fevereiro a primeira sessão extraordinária da nova legislatura do órgão, para a escolha dos membros da Comissão Permanente e das comissões especializadas.

O secretário-geral da AR, Armando Correia, disse, em conferência de imprensa, que a sessão, a primeira desde a investidura dos 250 deputados do órgão, vai servir para o anúncio dos 17 membros da Comissão Permanente, dos membros das nove comissões especializadas do parlamento e do novo conselho de administração da AR.

Durante a reunião, serão ainda anunciados os nomes dos grupos de trabalho do órgão legislativo moçambicano, acrescentou Armando Correia.

Após a sessão extraordinária, a nova Comissão Permanente da AR vai reunir-se para decidir as datas da primeira sessão ordinária da nova legislatura, que deverá acontecer na primeira quinzena de Março.

A nova AR tomou posse no passado dia 13 de Janeiro e resulta das eleições gerais de 15 de Outubro do ano passado.

Nesse escrutínio, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, conquistou uma maioria qualificada de 184 dos 250 assentos, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, 60, e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), seis.

A nova legislatura será a IX na história parlamentar de Moçambique, desde a independência do país em 1975.