Destaque MISAU reafirma que nenhum caso de Coronavírus foi registado no país

MISAU reafirma que nenhum caso de Coronavírus foi registado no país

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O Ministério da Saúde diz ter tomado conhecimento da preocupação da sociedade devido a existência de alguns cidadãos que se apresentam mascarados na via pública e, noutros casos, vivem em regime de confinamento.

Através de uma nota de esclarecimento enviada ao “O País”, o MISAU diz que o Sistema de Vigilância Sanitária em Moçambique está em alerta máximo e todos os cidadãos que vem a Moçambique provenientes de países afectados são rigorosamente avaliados pelas autoridades sanitárias nos principais pontos de entrada, e até ao momento nenhum caso de Coronavírus foi diagnosticado no país.

O MISAU diz ainda que a nível internacional tem sido prática a auto-quarentena domiciliar durante 14 dias e o uso de máscaras. Na China, por exemplo, o uso de máscaras é uma prática cultural  mesmo na ausência de epidemias. Daí que os cidadãos chineses no país só estão a cumprir as recomendações internacionais sobre a epidemia de coronavírus.

Aos cidadãos que tenham estado recentemente nos países afectados  e que apresentem sintomas que indiciem o Coronavírus, O MISAU recomenda que se dirijam às Unidades  Sanitárias para que sejam avaliados pelas equipas médicas em serviço, e que cumpram com as seguintes orientações:

•    Usar máscara ou lenço para tapar a boca e o nariz;
Todos os membros da família e pessoas próximas devem seguir as medidas de higiene básicas, tais como:
•    Lavar sempre as mãos com água e sabão ou cinza;
•    Cozer bem a carne e ovos;
•    Lavar com água e sabão os pratos, copos, chávenas e colheres;
•    Abrir as janelas para permitir uma maior circulação do ar.

No documento, as autoridades de saúde referem que os cidadãos que nos 14 dias seguintes à chegada ao país tiver febre, tosse seca, secreção nasal, dor de cabeça, dor de garganta, náuseas, vómitos e outros, que se dirija à Unidade Sanitária mais próxima.