Desporto Leia Dongue no cinco ideal

Leia Dongue no cinco ideal

Leia “Tanucha” Dongue está entre as cinco melhores atletas do grupo A de qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio, que teve lugar em Belgrado, na Sérvia.

A arena Alksander Nicolic Hall foi palco dos jogos de qualificação aos Jogos Olímpicos, neste caso, os do grupo A, onde estavam para além de Moçambique, a anfitriã Sérvia, a Nigéria, e os Estados Unidos de América (EUA).

A seleção nacional de basquetebol sénior feminina falhou o acesso aos Jogos Olímpicos depois de perder todos jogos de qualificação, diante da Nigéria (85 – 51), diante dos EUA (124 – 49), e Sérvia (76 – 48).

As derrotas não tiraram o brilho de Leia (Tanucha) Dongue que conseguiu uma média de 10,0 pontos por jogo, 5,3 ressaltos e uma média de 2,3 assistências a cada um dos jogos disputados.

Por causa destes números, Tanucha foi indicada para o cinco ideal do grupo A. A estrela moçambicana também já havia sido convidada a “tomar parte do Campo de Treinos da WNBA, a Liga Feminina de Basquetebol Norte-Americana” escreve o Lance.

Dongue faz parte de um cinco que é comandado pela norte-americana Nneka Ogwumike, que chamou a si o título de TISSOT Most Valuable Player (MVP) do grupo A.

A melhor versão da atacante dos Estados Unidos da América (EUA) foi uma exibição que juntou 24 pontos, com 82% de arremessos, e mais 9 ressaltos, quando as meninas da terra do “tio Sam” derrotaram as Samurais na segunda de suas três vitórias.

Mas naquela equipa, Ogwumike teve o suporte da companheira A’ja Wilson, de 23 anos de idade, que teve uma média de 12,7 pontos e 7,3 ressaltos, mesmo tendo feito 16 pontos nos dois jogos iniciais.

Da Sérvia evidenciou-se Ana Dabovic. A jogadora representou as anfitriãs entre as All-Star Five com dois dígitos no placar nos três jogos, em média, 12,0 pontos, além de 4,0 assistências e 2,0 roubadas de bola para a Sérvia, quando selaram sua passagem para as Olimpíadas de Tóquio 2020.

A Nigéria que também vai para Tóquio, teve em Ezinne Kalu uma jogadora fundamental para a actual campeã feminina da AfroBasket da FIBA, ao fazer 16,0 pontos e 4,3 assistências, quase levando a equipa a um memorável triunfo sobre os EUA no último dia.