Destaque Filipe Nyusi já é Presidente da República pela segunda vez

Filipe Nyusi já é Presidente da República pela segunda vez

Nyusi recebeu, das mãos da juíza presidente do CC, Lúcia Ribeiro, os símbolos do poder, nomeadamente, a Constituição da República, a Bandeira Nacional, o Emblema da República, o Pavilhão Presidencial e o Martelo.

Antes de ser declarado empossado para dirigir Moçambique nos próximos cinco anos, Filipe Nyusi jurou, pela sua honra, respeitar e fazer respeitar a Constituição da República, assim como desempenhar fielmente as suas funções de Chefe de Estado (…).

Filipe Nyusi chegou à Praça da Independência – capital moçambicana – por volta das 10h00 e houve execução do hino nacional, pela banda militar.

Nyusi fez a revista da Guarda à Honra, ocupou o seu lugar na tribuna de honra, de onde foi chamado, momentos depois, a devolver os símbolos do poder, por volta das 10h08.

Os mais de três mil convidados nacionais e estrangeiros para a investidura de Nyusi, para o segundo mandato, ouviram orações de diferentes confissões religiosas e declamação de poemas laudatórios.

Seguiram-se ainda várias actuações de grupos culturais, antecedendo o momento mais aguardado: o discurso do Presidente empossado.

O País