Politica Dívidas ocultas: Renamo solicita sessão extraordinária ao Governo

Dívidas ocultas: Renamo solicita sessão extraordinária ao Governo

Bancada parlamentar da Renamo solicitar com carácter urgente a convocação de uma sessão extraordinária da Assembleia da República para o esclarecimento por parte do Governo dos contornos sobre as dívidas ocultas tendo em conta as novas revelações.

A informação foi partilhada na sexta-feira (29) pelo porta-voz da Renamo, em uma conferência de imprensa. José Manteigas diz que a bancada parlamentar do maior partido da oposição requereu na última quarta-feira o agendamento de uma sessão extraordinária da comissão permanente para convocação de uma sessão plenária daquele órgão para o executivo explicar-se sobre as dívidas ocultas.

“O povo moçambicano tem acompanhado com crescente preocupação as revelações em sede de julgamento no tribunal de Brooklim, Nova York, de arguidos que respondem pelas dívidas inconstitucionais e ilegais, conhecidas como dívidas ocultas. Pela sua gravidade e impacto negativo na sociedade moçambicana consideramos ser urgente que o Governo vá à casa do povo para explicar-se, uma vez que está em causa o bom nome do país e a credibilidade do Presidente da República, que vem sendo citado nas declarações”, disse José Manteigas – Porta-voz da Renamo.

Outra preocupação da perdiz é o clima de insegurança que se vive no país, em particular, na província de Cabo Delgado.

“Há mais de dois anos ocorrem, na província de Cabo Delgado, ataques armados as populações. instituições públicas e privadas protagonizadas por grupos ainda não identificados pelas Forças de Defesa e Segurança. Pelo impacto negativo das mortes cruéis e destruições que daí resultam é imperiosos que o Governo esclareça aos moçambicanos os contornos destes ataques e a correspondente solução”, acrescentou o porta-voz.

De referir que terminou recentemente nos Estados Unidos de América, o julgamento de Jean Boustani, um dos principais indiciados das dívidas ocultas de Moçambique.

O País