Sociedade Justiça Comissão denuncia violações da empresa chinesa que explora areias na Zambézia

Comissão denuncia violações da empresa chinesa que explora areias na Zambézia

A Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) denunciou violações ao direito à informação e desrespeito à vida humana pela empresa chinesa Africa Great Wall Mining, que explora areias pesadas na província da Zambézia.

“Constatamos que há problemas no que diz respeito às informações para a comunidade sobre a actuação da empresa. O processo não foi preparado de forma adequada para que as populações compreendessem a importância do projecto a priori”, disse à Lusa Ernesto Lipapa, da CNDH, e que dirigiu a equipa do órgão que esteve a investigar as denúncias.

De acordo com Ernesto Lipapa, a população manifestou-se contra a construção dos empreendimentos da firma chinesa em Olinda, no distrito de Inhassunge, província da Zambézia, o que terá gerado tumultos e culminou com a intervenção de seguranças e da Polícia.

As comunidades sentem-se injustiçadas com o processo de seu reassentamento, considerando que as novas áreas que lhes foram atribuídas não possuem espaço para agricultura, além de não serem propícias para a sua prática.

Por seu turno, a empresa Africa Great Wall Mining disse que desconhece as acusações, considerando que tem cumprido com todas as cláusulas estabelecidas no âmbito da concessão.

“Estas conclusões são impressões da CNDH. A empresa não acha que violou direitos humanos”, respondeu Istaquima Mamudo, da Africa Great Wall Mining, citada pela Televisão de Moçambique.

Em Agosto deste ano, a Plataforma G20, que junta 40 organizações da sociedade civil moçambicanas, acusou a empresa de estar a falhar nas contribuições fiscais e de promover reassentamentos forçados nos pontos em que opera.

A Africa Great Wall Mining obteve, em 2012, a concessão de uma área de 25 mil hectares em Inhassunge, para nela explorar, durante 15 anos, ilmenite, titânio e zircão, usados em várias indústrias tecnológicas, incluindo o sector aeronáutico e das telecomunicações.

Em 2013, a empresa anunciou um investimento na exploração de areias pesadas naquela província estimado em cerca de 130 milhões de dólares.

Jornal Notícias