Destaque Pelo menos 17 mortos no Tajiquistão em ataque do Daesh

Pelo menos 17 mortos no Tajiquistão em ataque do Daesh

Pelo menos 17 pessoas morreram, entre as quais 15 integrantes do Daesh e dois agentes de segurança tajiques, após um ataque do grupo extremista a um posto de fronteira do Tajiquistão, informou o governo local.

O ataque ocorreu às 03h23 contra uma unidade de guardas de fronteira tajique, próximo da fronteira com o Uzbequistão, cerca de cinquenta quilómetros a sudoeste da capital Duchambé.

Além dos quinze homens armados “neutralizados”, um polícia e um soldado morreram, segundo o Ministério do Interior do Tajiquistão, que relatou ainda quatro prisões de membros do Daesh.

“A investigação e o interrogatório das pessoas detidas estabeleceram que o grupo terrorista armado (…) entrou, a 3 de Novembro de 2019, no Tajiquistão ilegalmente a partir da República Islâmica do Afeganistão”, de acordo com um comunicado dos guardas de fronteira tajiques.

“Todos (eram) membros do grupo Daesh”, disse a fonte.

Entre 3 de Novembro e ontem, o grupo extremista percorreu uma distância de aproximadamente 200 quilómetros até o local do ataque.

Quatro veículos pertencentes aos atacantes também foram destruídos, de acordo com o Ministério do Interior, que publicou fotos de carros, corpos queimados e ensanguentados numa estrada de terra, além de armas automáticas e munições.

O ataque ocorreu no Dia da Constituição, um feriado público tajique, enquanto o Presidente do Tajiquistão, Emomali Rakhmon, está na Suíça, numa visita a Europa que o levará na sexta-feira a Paris, onde encontrará o seu homólogo francês, Emmanuel Macron.

Expresso