Internacional Irã anuncia descoberta de imenso campo de petróleo

Irã anuncia descoberta de imenso campo de petróleo

O presidente do Irã, Hassan Rohani, anunciou no domingo (10) a descoberta de 1 novo campo de petróleo no sul do país, com mais de 50 bilhões de barris de óleo bruto. O achado pode aumentar em 1/3 o tamanho das reservas comprovadas de petróleo do país persa.

O anúncio de Rouhani é feito no momento em que o Irã se vê pressionado pelas sanções americanas, depois de os EUA terem abandonado, no ano passado, o acordo nuclear antes firmado com potências mundiais.

Rouhani fez o anúncio em 1 discurso na cidade desértica de Yazde e explicou que o campo está localizado no sul do Irã, precisamente na província de Khuzestan, centro da indústria petrolífera nacional.

Segundo ele, mais de 53 bilhões de barris seriam adicionados às reservas comprovadas do Irã, actualmente em cerca de 150 bilhões.

“Estou dizendo à Casa Branca que nos dias em que você sancionou a venda de petróleo iraniano, os trabalhadores e engenheiros do país foram capazes de descobrir 53 bilhões de barris de petróleo”, afirmou Rouhani, segundo a agência semioficial de notícias Fars.

As reservas de petróleo referem-se ao petróleo bruto economicamente viável para extracção. Os números podem variar muito de país para país devido a diferenças de critério, embora continue a ser uma medida de comparação entre os produtores de petróleo.

O Irã tem actualmente o 4º maior depósito comprovado do mundo de petróleo bruto, e as segundas maiores jazidas de gás natural do planeta. Ele partilha 1 enorme campo offshore no Golfo Pérsico com o Qatar.

msn