Internacional China me torturou sobre Hong Kong, diz ex-funcionário do consulado britânico

China me torturou sobre Hong Kong, diz ex-funcionário do consulado britânico

Um ex-funcionário do consulado da Grã-Bretanha em Hong Kong disse que a polícia secreta chinesa o espancou, o privou do sono e o prendeu na tentativa de forçá-lo a fornecer informações sobre activistas que lideram protestos pró-democracia.

Hong Kong, que foi devolvida à China pela Grã-Bretanha em 1997, foi convulsionada por protestos às vezes violentos e manifestações em massa, a maior crise política para Pequim desde os protestos na Praça da Paz Celestial de 1989.

Simon Cheng, cidadão de Hong Kong que trabalhou para o governo britânico por quase dois anos, disse que foi torturado enquanto estava detido por 15 dias ao voltar de uma viagem à China continental em Agosto.

“Fui pendurado (algemado e algemado) em uma X-Cross íngreme, fazendo uma pose de pernas abertas por horas e horas”, disse Cheng em um post no Facebook.

“Às vezes, eles me mandavam fazer os ‘testes de estresse’, que incluem exercícios de força extremos, como ‘agachamento’ e ‘pose da cadeira’, por inúmeras horas. Eles me batiam toda vez que eu deixava de fazê-lo usando algo como bastões afiados. ”

A Grã-Bretanha disse que o tratamento de Cheng representava tortura e convocou o embaixador da China para expressar indignação. A China não comentou imediatamente Cheng. A Reuters não conseguiu verificar a conta de Cheng.

Em uma descrição de 8.000 palavras de suas experiências, Cheng relata um pesadelo de repetidos abusos físicos, ameaças e questionamentos sobre a suposta intromissão da Grã-Bretanha nos protestos.

Em um ponto do interrogatório da polícia secreta, ele recebeu uma palestra bizarra sobre o astrónomo Nicolaus Copernicus, cuja impopularidade no século 16 foi usada para justificar o argumento de que a China não estava pronta para a democracia.

Cheng foi acusado de ser um espião britânico e questionou longamente sobre os líderes de protesto e suas ligações com a London School of Economics. Eventualmente, foi proposto, ele deveria trabalhar para a “pátria” chinesa.

“Eu era suspeito de ser um mentor e procurador britânico para incitar e organizar os protestos em Hong Kong”, disse Cheng.

Reuters