Internacional Líder dos Republicanos no Senado dos EUA alerta para retirada “precipitada”

Líder dos Republicanos no Senado dos EUA alerta para retirada “precipitada”

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O líder dos Republicanos no Senado norte-americano, Mitch McConnell, preveniu que uma retirada “precipitada” da Síria poderá beneficiar a Rússia, o Irão e o regime de Bashar al-Assad.

“Uma retirada precipitada das forças americanas da Síria apenas poderá beneficiar a Rússia, o Irão e o regime de Al-Assad. E aumentaria os riscos que o [grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico] e outros grupos terroristas se reestruturem”, declarou em comunicado este apoiante de Donald Trump.

McConnell exortou ainda o Presidente norte-americano a “evitar um conflito importante” entre a aliada Turquia na NATO e os parceiros sírios locais “na luta contra o terrorismo”.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, justificou hoje a decisão norte-americana de retirar forças militares da Síria, dizendo que quer deixar aos protagonistas regionais a tarefa de “resolver a situação”.

O Governo dos Estados Unidos anunciou no domingo que não iria obstaculizar uma operação turca contra as milícias curdas, no norte da Síria, dizendo que retiraria o seu contingente militar de várias zonas deste país, para abrir espaço de manobra para o plano de Ancara.

“Turquia, Europa, Síria, Irão, Iraque, Rússia e curdos terão agora de resolver a situação”, disse hoje Donald Trump, na sua conta pessoal da rede social Twitter, na sua primeira reação a este tema.

No fim de semana, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, advertiu que está “iminente” uma intervenção militar em território sírio contra as milícias curdas sírias na zona leste do rio Eufrates, e sugeriu que Ancara não esperar pelo apoio dos EUA nesta operação.

O objetivo consiste em eliminar as milícias curdas sírias das Unidade de Proteção Popular (YPG), um dos mais próximos aliados de Washington no combate contra o EI, mas consideradas “terroristas” por Ancara devido aos seus vínculos com o banido Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda ativa na Turquia.

Em comunicado, a Casa Branca anunciou que a Turquia passará a ser “responsável” por todos os combatentes do EI que se encontram no norte da Síria e forma capturados nos dois últimos anos, após o grupo ‘jihadista’ ter perdido o controlo territorial dessa região.

Desde há vários anos que o Governo turco exige uma “zona segura” no nordeste da Síria ao longo da fronteira comum, uma proposta que finalmente foi concretizada em 07 de Agosto com Washington, também com o objectivo de recolocar nessa região cerca de dois milhões de refugiados sírios que se encontram na Turquia.

Este território está controlado pelas milícias curdas da Síria, e a retirada militar norte-americana – cerca de dois mil militares que forneciam treino e apoio logístico às YPG – poderá permitir à Turquia concretizar uma das suas prioridades, através da ocupação do território do nordeste da Síria e expulsar os curdos.

JN