Internacional Corpo do ditador espanhol Franco exumado esta quinta-feira

Corpo do ditador espanhol Franco exumado esta quinta-feira

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Os restos mortais do ditador espanhol Francisco Franco do Vale dos Caído serão transladados na manhã desta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério El Pardo-Mingorrubio, nos subúrbios da capital espanhola, anunciou esta segunda-feira o Governo espanhol.

No comunicado, citado por vários meios de comunicação social espanhóis, o Executivo do país vizinho adianta que a exumação, que acontecerá pelas 10h30, será realizada em condições “de dignidade e respeito” e contará com a presença de familiares do ditador e da ministra da Justiça em exercício, Dolores Delgado.

Franco ficará sepultado ao lado da sua mulher, Carmen Polo.

Desde o início do processo de exumação, o Governo espanhol defendeu que os restos mortais do ditador não poderiam continuar num mausoléu público que exaltaria sua figura, algo expressamente proibido pela Lei da Memória Histórica.

A decisão do Supremo Tribunal foi tomada a 30 de Setembro passado e encerrou, desta forma, o processo administrativo-contencioso instaurado pela família para tentar impedir a saída  dos restos mortais do ditador do Vale dos Caídos.

O parlamento espanhol aprovou, ainda em Setembro, a proposta do Governo socialista a autorizar a exumação dos restos mortais do ditador.

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado, até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

Notícias ao Minuto