Sociedade Água potável chega à população de Chijinguir

Água potável chega à população de Chijinguir

Os residentes da localidade de Chijinguir, no distrito de Homoíne, província de Inhambane, passam a consumir água potável, na sequência da entrega de quatro fontes de abastecimento do precioso líquido.

As fontes de provisão de água, com um custo avaliado em cerca de 40 milhões de meticais (pouco mais de 645 mil dólares americanos), tirados dos cofres do Estado moçambicano, foram entregues pelo governador da província de Inhambane, Daniel Chapo.

“A extensão da rede de fornecimento de água da vila-sede de Homoíne para esta localidade custou cerca de 40 milhões de meticais, portanto, são quatro fontanários. Até ao momento, temos 156 ligações domiciliárias”, disse Chapo.

De acordo com o governante, antes da construção do sistema de provisão do precioso líquido o nível de abastecimento na vila-sede de Homoíne e áreas circunvizinhas estava abaixo de 40 por cento, mas agora situa-se acima de 50 por cento.
A fonte ora inaugurada tem capacidade para fornecer água para um universo de até cinco mil consumidores, porém, cobre, actualmente, 2600 pessoas.

A entrega das fontes de abastecimento de água surge no âmbito da inauguração do respectivo sistema, feito pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no distrito de Homoíne, no cumprimento do pedido da população daquela localidade (Chijinguir), quando da visita que na altura efectuou.

Daniel Chapo explicou que a entrega das fontes está em consonância com o lançamento do Programa Água PRAVIDA, feito em Outubro pelo estadista moçambicano, visando expandir o acesso ao precioso líquido, com incidência às zonas com dificuldades de aceso a água.

Na ocasião, o governador apelou à população da localidade para usar e conservar, devidamente, as fontes, porquanto elas constituem um bem que as pertence.

“Vocês devem conservar e apoiar o gestor, para que as fontes possam funcionar e assim terem o acesso à água potável, porque, como sabem, sem água não há vida”, disse Chapo.

A população da localidade mostrou-se satisfeita com a inauguração, tendo afirmado que as largas distâncias antes percorridas para alcançar as fontes do precioso líquido, finalmente, chegaram ao fim.

Jornal Notícias