Sociedade Mais de 150 famílias deixam de consumir água de poços em Inhambane

Mais de 150 famílias deixam de consumir água de poços em Inhambane

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Ter acesso a água potável ainda é um bicho de sete cabeças para muitas famílias em Inhambane. Em muitos casos, poços a céu aberto são a única saída. Graças  a abertura de furos de água com reservatório, mais de 150 famílias vão deixar de consumir água de poços nos distritos de Maxixe e Morrumbene.

“Abrimos covas aqui é encontramos água, depois alguém nos ajudou e colocou anilhas para fazer poço. É o único meio que existe para termos água porque ainda não temos torneiras”, disse Joaquina Guilamba, residente de Maxixe.

A situação é preocupante, porque não raras vezes, pessoas de má fé deitam objectos estranhos nos poços contaminando a água.

O edil da Cidade da Maxixe, Fernando Bambo, reconhece o problema mas diz que a edilidade trabalha para reverter o cenário.

“Ainda há zonas em que se usa sistemas tradicionais como poços a céu aberto, entendemos que o consumo desta água periga a vida da população. Estamos empenhados em colocar furos e sistemas de água para que a comunidade tenha água saudável”, explicou o edil

A comunidade muçulmana juntou-se a iniciativa da edilidade de Maxixe e fez a entrega de três furos de água com reservatórios, com capacidade para dar água potável a mais de 150 famílias nos distritos de Maxixe e Morrumbene.

A comunidade muçulmana diz que tem em manga outras intervenções na província de Inhambane, com vista a mitigar alguns problemas vividos pelas comunidades.

O País