Sociedade Linchados cinco trabalhadores de empresa de mineração no norte do país

Linchados cinco trabalhadores de empresa de mineração no norte do país

Residentes do distrito do Cuamba, província de Niassa, norte do país, lincharam na quarta-feira, cinco funcionários de uma empresa mineira, disse à Lusa fonte policial.

“Populares enfurecidos dirigiram-se a um acampamento de uma mineração de nome Gems Group e atearam fogo”, disse Alves Mate, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) no Niassa.

O ataque aconteceu pelas 10:00 e a população levou os homens, um dos quais segurança e outros quatro trabalhadores da mineração, todos moçambicanos.

“Agrediram, lincharam, queimaram-nos vivos”, acrescentou o porta-voz da PRM.

A população justificou o ataque por julgar que as cinco vítimas, em ligação a cidadãos chineses residentes na zona, eram traficantes de órgãos humanos e autores de furtos, resolvendo fazer justiça pelas suas próprias mãos.

A polícia diz que deteve dois homens tidos como instigadores do linchamento e está a trabalhar no sentido de ter mais informações.

“Os casos de linchamento têm sido frequentes”, queixou-se Alves Mate, alguns dos quais com a “presença de crianças” na assistência, que encaram o crime como uma norma social.

A PRM tem realizado campanhas para dissuadir os residentes da prática de agressões organizadas.

Lusa