Politica Desmoronamento do processo de paz em Moçambique tem probabilidade de 40%

Desmoronamento do processo de paz em Moçambique tem probabilidade de 40%

A Fitch Solutions atribui uma probabilidade de 40% de o processo em paz em Moçambique se desmoronar e a Renamo voltar à oposição armada, considerando, no entanto, mais provável a paz depois da vitória da Frelimo nas eleições.

“A nossa previsão principal é que os dois principais partidos vão cumprir o acordo de paz nos próximos anos, com a Frelimo a manter o poder nos próximos anos”, escrevem os analistas da Fitch Solutions, detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings.

Neste cenário, a que os analistas atribuem uma probabilidade de 55%, é expectável que as “relações melhorem entre a Frelimo e a ala parlamentar da Renamo, no seguimento das concessões feitas sobre a autonomia regional e uma gradual integração dos combatentes nas forças armadas”, apontam os analistas num relatório enviado aos investidores, e a que a Lusa teve acesso.

No documento, vincam que ainda que não haja um consenso, “é previsível que a vontade de paz entre os líderes dos dois partidos garanta a manutenção do acordo de paz, o que pavimentará o caminho para uma maior estabilidade política nos próximos dez anos, o que sustenta a previsão de forte crescimento económico e maior confiança dos investidores relativamente ao país”.

A continuação da Frelimo no poder fará com que as principais linhas políticas se mantenham, acrescentam os analistas.

“Ainda vemos riscos relativamente ao processo de paz, que surgem de eventuais atitudes da ala mais radical da Renamo e da Frelimo”, escrevem os analistas, acrescentando que “se a implementação das reformas acordadas não for do acordo da oposição, há o risco de os radicais armados da Renamo retomarem os ataques de guerrilha, que também podem acontecer se os resultados eleitorais forem contestados”.

Neste cenário, a Fitch Solutions considera que “a gravidade do fim dos acordos de paz iria depender fortemente das acções das principais figuras dos dois partidos, mas qualquer regressão nas negociações iria pesar consideravelmente na estabilidade social, na segurança e no sentimento dos investidores de ora em diante”.

Na Previsão a Longo Prazo, que abarca até ao final da próxima década, a Fitch Solutions considera que as principais ameaças à estabilidade são, além do possível conflito entre os dois partidos, a corrupção, a pobreza e as desigualdades, e os ataques armados no norte do país, que os analistas classificam de “descoordenados e esporádicos” e que antecipam que as forças de segurança consigam controlar.

Lusa