Desporto Selecção feminina estreia-se a vencer no Afrobasket

Selecção feminina estreia-se a vencer no Afrobasket

A selecção moçambicana de básquete sénior feminina estreou-se no sábado a vencer no Afrobasket-Dakar 2019, batendo o Quénia, por 51-34, na primeira jornada do grupo D.

Como já era de esperar a equipa moçambicana, quarta classificada no último Afrobasket, teve domínio total do jogo, tendo estado sempre na frente. No 1° período venceu por 18-11, no 2° saiu na frente por 14-9. O terceiro, o mais equilibrado, ganhou por 9-8, e no 4° e último derrotou as quenianas por 12-9.

Este triunfo coloca Moçambique em boas condições de terminar em 1° lugar e apurar-se directamente para os quartos de final.

A selecção moçambicana fecha a participação na fase de grupos jogando, na próxima terça feira, com Cabo Verde, um adversário ao alcance.

As basquestistas moçambicanas, comandadas do espanhol, Julian Martinez ,  pretendem conquistar o título africano. Por três vezes foram derrotadas na final,em 1986, 2003 e 2013, e em Dakar querem fazer história. Sublinhe-se que o Senegal é recordista em títulos , com 11, seguido pela Nigéria e RD Congo , ambos com 3. Angola e Egito contabilizam 2, enquanto Madagáscar e Mali somam 1.

Eis as 12 atletas que compõem a Selecção moçambicana:

Bases: Anabela Cossa (Ferroviário de Maputo), Delma Zita (Ferroviário de Maputo);

Extremos: Denise Ernesto (Ferroviário de Maputo), Ingvild Mucauro (Ferroviário de Maputo), Elizabeth Pereira (Costa do Sol), Eleutéria Lhavanguane (Ferroviário de Maputo), Odélia Mafanela (Ferroviário de Maputo);

Postes: Deolinda Gimo (Costa do Sol), Tamara Seda (Zamarat, Espanha), Amélia Macamo (Ferroviário de Maputo) e Leia Dongue (Spart Citylift Girona, Espanha) e Nilsa Chiziane (Politécnica de Maputo).

A Bola