Politica Presidente da “Junta Militar da Renamo” quer adiamento das eleições para poder...

Presidente da “Junta Militar da Renamo” quer adiamento das eleições para poder concorrer

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Foi à conferência da autoproclamada Junta Militar da Renamo com a patente de major-general e saiu com a de tenente-general. A promoção de Mariano Nhongo resulta da sua eleição para presidir o grupo de guerrilheiros dissidentes da Renamo, o maior partido da oposição.

Na conferência que decorreu entre sábado e segunda-feira e juntou mais de 200 pessoas na serra de Gorongosa, Nhongo apresentou-se vestido a civil, mas sempre rodeado por guerrilheiros de uniforme verde e espingardas AK47. Uma imagem que lembra o histórico líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

E foi de terno e gravata que Mariano Nhongo fez as primeiras declarações à imprensa na qualidade de presidente da “Junta Militar da Renamo”. Prometeu respeitar a trégua militar (oficialmente extinta com a assinatura do acordo de paz e reconciliação de Maputo); exigiu o adiamento das eleições agendadas para 15 de Outubro; declarou nulo o processo desmilitarização, desmobilização e reintegração dos homens armados da Renamo (mais conhecido por DDR); e exigiu novas negociações com o governo.

“O governo deve parar imediatamente de negociar seja o que for com o senhor Ossufo Momade na busca de paz. Estamos abertos ao diálogo. Iremos accionar os mesmos mecanismos usados pelo presidente Afonso Dhlakama para contactarmos o governo”, disse Nhongo, ameaçando que se o governo violar a “trégua” a junta irá responder.

Quanto à exigência do adiamento das eleições, a “Junta Militar da Renamo” pretende ganhar tempo e criar condições para preparar as suas candidaturas.

“Aliás, eu mesmo na qualidade de presidente da Renamo preciso de tempo para me preparar”, disse Nhongo, revelando assim a intenção de se candidatar a Presidente da República.
No sábado, Ossufo Momade, o presidente da Renamo eleito em congresso, iniciou a sua pré-campanha, trabalhando na província de Nampula, o maior círculo eleitoral do país.

Confinado nas matas de Gorongosa, o presidente da “Junta Militar” exige que Ossufo Momade e André Magibire (secretário-geral da Renamo) devem parar de usar os símbolos do partido para fins eleitoralistas e de manter contactos com o governo.

“Não há diálogo possível com a Renamo do Ossufo Momade e André Magibire. Para nós eles são traidores. Ignoraram as linhas definidas pelo presidente Afonso Dhlakama para o processo de DDR, depois de terem sido discutidas por nós e pelo conselho nacional da Renamo. Exoneraram sem justa causa delegados provinciais e distritais da Renamo. Mandaram deter todos os oficiais da Renamo que tentaram exigir a reposição da verdade e inventaram Renamo Unida. As alas políticas e militares da Renamo nunca estiveram separadas”.

Devido aos receios de um possível ataque, a “Junta Militar da Renamo” decidiu movimentar os guerrilheiros para locais considerados seguros. Através do seu porta-voz, João Machava, a “Junta” anunciou que vai pedir a intervenção dos governos de Portugal, Ruanda e a Cruz Vermelha Internacional para garantir segurança ao seu presidente. “Ele precisa de segurança para poder movimentar-se dentro e fora do país em missões de negociação de paz”.

Um dos participantes da conferência foi o sobrinho e xará do primeiro comandante em chefe da Renamo, André Matsangaisse. Em declarações à imprensa, Matsangaisse pediu que os membros da Renamo parassem de contactar com a direcção do partido.

“Todos os membros da Renamo, incluindo deputados, delegados provinciais e distritais que entrarem em contacto com o senhor Ossufo Momade e ou André Magibire, estão avisados de que estão em rota de colisão com a ala militar da Renamo. O recado é extensivo ao governo de Moçambique”, ameaçou.

O País