Internacional Milhares de romenos protestam contra o governo e a corrupção

Milhares de romenos protestam contra o governo e a corrupção

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Mais de 25.000 romenos vieram para as ruas de Bucareste, no sábado (10), para protestar contra o governo social democrata e assinalar o aniversário da repressão violenta da policia sobre manifestantes anticorrupção.

Muitos dos manifestantes são cidadãos romenos que vivem ou trabalham no estrangeiro.

“Nós temos esperança numa normalização. A lei é para todos, todos nós a devemos respeitar, de outra forma seria o caos. Não podemos funcionar assim, tentamos mudar isso,” declara uma manifestante romena que vive na Noruega.

“A Roménia está a viver um momento de renovação. Eu diria que há cinco anos as que as pessoas começaram a trabalhar juntas para colocar as coisas no devido lugar,” afirma o presidente da ONG Active Watch, Mircea Toma.

O protesto foi organizado e promovido por grupos de romenos que trabalham no estrangeiro, irritados com o que identificam como corrupção entrincheirada, fraca administração pública e tentativas da coligação governativa para enfraquecer o sistema judiciário num dos países mais corruptos da União Europeia.

“Essas pessoas não estão aqui apenas para assinalar a data ou para protestar contra o governo. Eles também lembram os tristes acontecimentos que ocorreram por causa da corrupção sistémica na Roménia, por exemplo, o incêndio no clube nocturno Colective, em 2015, onde morreram 64 pessoas,” esclarece a jornalista da Euronews, Mari Jeanne Ion.

Euronews