Politica Governo está autorizado a se endividar até 19 biliões de meticais este...

Governo está autorizado a se endividar até 19 biliões de meticais este ano

O ministro da Economia e Finanças disse em Maputo, que o Governo está autorizado a se endividar até 19 biliões de meticais este ano.

Nas contas de Adriano Maleiane, o nível de endividamento interno está dentro do programado.

Até Junho passado, o Governo moçambicano recorreu a um financiamento interno no valor de 11 biliões de meticais, de um tecto no montante de 19 biliões de meticais, inscrito no Orçamento do Estado (OE) de 2019, Segundo noticia O País.

É com base nesses números, que o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, desvalorizou esta quarta-feira, o que chamou de “má interpretação” em torno do endividamento interno, ou seja, esta rubrica não atingiu níveis de insustentabilidade.

“Do total do valor autorizado, nos falta oito biliões de fundos internos a solicitar para financiar o défice orçamental. O crescimento que se regista está dentro do previsto, pelo que ainda não atinjamos o limite fixado”, explicou citado pelo O País.

Entretanto, o argumento de Maleiane contraria a informação avançada pelo Banco Central, que alerta que a dívida pública interna continua a aumentar, ilustrando, que de Junho a esta parte, o stock total dessa rubrica incrementou para 134.478 milhões de meticais, reflectindo a emissão de Obrigações do Tesouro em 3.787 milhões de meticais.

Folha de Maputo