Economia Governo e consórcio da Área 4 assinaram novo acordo no gás

Governo e consórcio da Área 4 assinaram novo acordo no gás

O Governo moçambicano e o consórcio da Área 4 da Bacia do Rovuma, assinaram mais um acordo complementar que define os termos que regem as receitas de Gás Natural Liquefeito a ser extraído neste bloco.

Trata-se do segundo acordo do género, que visa complementar o Contrato de Concessão para Pesquisa e Produção desta área, aprovado pelo Conselho de Ministros a 14 de Maio, e que tem como líderes do consórcio a petrolífera norte-americana ExxonMobil, em terra e a italiana Eni, no mar.

“A assinatura do segundo acordo complementar assinala um marco importante e um passo significativo em direcção à Decisão Final de Investimento para o projecto
Rovuma LNG no final deste ano”, refere a nota de imprensa enviada esta sexta-feira, à nossa redacção, citando Mark Hackney, director-geral Midstream da Mozambique Rovuma Venture.

E acrescenta, “Continuaremos a trabalhar com o Governo para maximizar os benefícios a longo prazo que este projecto trará para o povo de Moçambique”.

“Estas aprovações importantes aproximam-nos cada vez mais da materialização do Projecto Rovuma LNG e representam o compromisso do Governo de garantir que o
Projecto irá beneficiar todos os moçambicanos e tornar realidade este “gás”para um Moçambique próspero”, afirmou o Ministro Ernesto Max Tonela, citado pelo referido documento.

O País