Economia Estado poupa três mil milhões de meticais com desactivação de funcionários “fantasmas”

Estado poupa três mil milhões de meticais com desactivação de funcionários “fantasmas”

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O Estado poupou cerca de três mil milhões de meticais em salários retirados de falsos funcionários, nos últimos quatro anos, disse a ministra da Administração Estatal e Função Pública.

Carmelita Namashulua, citada pelo Notícias, afirmou que 41 mil funcionários “fantasmas” foram desactivados da Função Pública, entre 2015 e 2019.

“A prova de vida com recurso a dados biométricos permitiu apurar mais de 336 mil funcionários e agentes do Estado activos e 41 mil falsos”, disse Carmelita Namashulua.

Namashulua assinalou que as verbas que o Estado poupou com a descoberta de falsos funcionários foram canalizadas para a melhoria da prestação de serviços públicos e incremento dos benefícios ao pessoal.

“São valores que caíam em mãos alheias e estamos a tentar fechar as torneiras dos desvios”, disse, acrescentado que o Governo foi implacável no método da prova de vida.

O Governo atribuiu ainda cartão de identificação aos funcionários do Estado por forma a eliminar estes desvios. “Isso nos dá a certeza que o próximo quinquénio a administração pública vai-se aperfeiçoar-se mais”, acrescentou.

Folha de Maputo