Internacional Detido ex-presidente do Quirguistão

Detido ex-presidente do Quirguistão

As forças de segurança do Quirguistão prenderam o ex-Presidente Almazbek Atambayev. A detenção aconteceu após a tentativa fracassada do dia anterior, onde morreu um elemento das forças especiais e provocou dezenas de feridos, entre os apoiantes do ex-Presidente e os agentes da autoridade envolvidos na operação.

Momentos antes de ser detido, Atambayev reuniu os seus partidários e incitou-os a realizarem protestos indefinidos.

O ex-Presidente dizia querer apenas uma coisa das autoridades, que começassem a “cumprir a lei”. Adiantando que, se nem para ele as leis fossem respeitadas, então “mais pessoas seriam tratadas como ovelhas”.

De acordo com os seus correligionários, o ex-Presidente rendeu-se para evitar a repetição dos confrontos violentos que se tinham registado perto da sua residência na cidade de Koi-Tash, a cerca de vinte quilómetros da capital, Bishkek.

O Ministério Público acusa Atambayev de enriquecimento ilícito, apropriação indevida de terras, corrupção no projecto de modernização de uma fábrica e libertação de um líder da máfia.

O Presidente do Quirguistão, Sooronbai Zheenbékov, disse que o antecessor vai responder por “crimes graves”, por resistir à autoridade e usar armas de fogo contra a polícia.

Euronews