Sociedade Moçambique envia 284 toneladas de pesticidas para incinerar em Inglaterra

Moçambique envia 284 toneladas de pesticidas para incinerar em Inglaterra

Moçambique vai enviar 284 toneladas de pesticidas tóxicos para incineração em Inglaterra, anunciou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

“Esta quantidade de pesticidas obsoletos, concentrada em três armazéns na Beira, Chimoio e Boane, foi recolhida em empresas privadas gestoras e utilizadoras de pesticidas, sector público e organizações não-governamentais (ONG)”, refere a organização em comunicado.

A recolha foi feita por uma equipa totalmente composta por técnicos moçambicanos treinados e formados pela FAO.

A empresa Veolia UK, vocacionada para a destruição de lixo perigoso, foi seleccionada por via de um concurso internacional.

A firma vai “iniciar o processo de envio destes produtos tóxicos para Inglaterra, onde serão destruídos por incineração, pelo facto de, até o momento, nenhum país africano possuir capacidade para destruir este tipo de produto sem causar danos ambientais”.

Parte está em fase de saída de Moçambique, enquanto o remanescente (cerca de 156,7 toneladas) será exportado entre Setembro e Outubro.

A FAO está a apoiar Moçambique a eliminar os riscos associados a pesticidas obsoletos e que hoje são reconhecidos como um perigo para a saúde e ambiente.

Além das quantidade armazenados que devem ser destruídas, o país tem 15 locais onde os produtos foram usados e nos quais são recomendadas acções de limpeza dos solos, refere Khalid Cassam, coordenador do projecto junto da FAO.

A organização apoiou a limpeza de dois locais, mas “o país precisa de mais parceiros que possam criar capacidade nacional” para cuidar dos restantes, conclui.

Notícias ao Minuto