Sociedade Governo quer construir 90 novos hospitais

Governo quer construir 90 novos hospitais

O Governo prevê construir 90 hospitais em igual número de distritos nos próximos anos, num âmbito do programa “um hospital, um distrito” lançado na quarta-feira pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

“Trata-se de um projecto ambicioso para os moçambicanos e vai na dimensão das necessidades e capacidade”, disse o chefe de Estado, no lançamento da primeira pedra do primeiro hospital no distrito de Matutuine, província de Maputo.

O programa, cujas obras de arranque estão agendadas para 2020, tem o objectivo de garantir que, num curto espaço de tempo, Moçambique expanda a cobertura de serviços de saúde de qualidade a todas as regiões do país, com destaque para as zonas rurais.

“A saúde é um direito de todos e uma forma de inclusão e justiça social”, acrescentou o Presidente da República. Segundo Nyusi, a ideia é erguer as novas infra-estruturas perto da população, considerando que o projecto é fundamental para o seu bem-estar.

O programa está a ser implementado pelo Ministério da Saúde, em coordenação com o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Folha de Maputo