Politica Caso Chang vai ao Tribunal Supremo de Joanesburgo a 13 de Agosto

Caso Chang vai ao Tribunal Supremo de Joanesburgo a 13 de Agosto

O Tribunal Supremo de Joanesburgo marcou para o dia 13 de Agosto uma audição sobre a caso “Manuel Chang”, segundo noticia a VOA que cita fontes seguras.

Os juízes vão analisar um requerimento do Fórum de Monitoria de Orçamento (FMO), contra a extradição de Chang para Moçambique e outro do ministro sul-africano da Justiça e Serviços Correcionais, Ronald Lamola, também contra a decisão do seu antecessor Michael Masutha de extraditar Chang para Moçambique.

A decisão de Lamola contraria a do seu antecessor, Michael Masutha, que, frente à sentença do tribunal de propor a extradição de Chang para os Estados Unidos ou para Moçambique, optou pela segunda opção.

O novo ministro considerou que a decisão de extraditar Chang para Moçambique viola a Constituição do país. Antes, a organização não governamental Fórum de Monitoria do Orçamento (FMO) recorreu também às autoridades sul-africanas para pedir a revogação da decisão do anterior ministro.

Manuel Chang, foi detido na África do Sul em final de Dezembro de 2018, a pedido da justiça americana, e aguarda a extradição para Estados Unidos ou para Moçambique, de acordo com a decisão do juiz do tribunal distrital de Kempton Park.

Folha de Maputo