Destaque Naufrágio na Indonésia causa 18 mortos e um desaparecido

Naufrágio na Indonésia causa 18 mortos e um desaparecido

Pelo menos 18 pessoas morreram num naufrágio de um barco que transportava passageiros no nordeste da ilha indonésia de Java, enquanto 39 ocupantes foram resgatados, confirmaram fontes oficiais.

A embarcação afundou-se devido ao mau tempo, na tarde de segunda-feira, enquanto viajava da ilha de Raas para o porto de Sumenep, na ilha de Madura, declarou à EFE o chefe da Agência Nacional de Busca e Salvamento, conhecida na Indonésia como Basarnas, Budi Prasetyo.

O navio transportava mais de 60 passageiros quando se afundou, disse o porta-voz da polícia, Frans Barung Mangera, citado pela AFP.

“Pensamos que estava sobrecarregado”, disse ainda a mesma fonte, acrescentando que o barco terá sido atingido por uma onda, virando-se e afundando-se de seguida.

Vários dos 18 mortos serão crianças, dizem os socorristas, que referem ainda a existência de 39 sobreviventes e quatro desaparecidos.

O balanço poderá aumentar, uma vez que nem todos os passageiros estavam registados.

A fonte da agência de busca e salvamento adiantou que o barco era usado de forma rotineira por mineiros, que atravessam o mar entre as ilhas para irem trabalhar.

Os sobreviventes foram transportados para um hospital na ilha de Madura.

As autoridades investigam agora se a embarcação estava sobrecarregada e as discrepâncias entre a lista de passageiros e tripulação, que poderão aumentar o número de desaparecidos, segundo o porta-voz da polícia de Java Ocidental, Frans Barung Mengera.

No início do mês, 17 tripulantes de um cargueiro morreram e uma pessoa sobreviveu depois de ter estado quatro dias à deriva, após a embarcação onde se encontravam se ter virado ao largo da costa leste da ilha de Celebes, na região central.

Os acidentes marítimos são comuns na Indonésia devido às infraestruturas precárias, à sobrecarga de passageiros e mercadorias, ao incumprimento das normas de segurança e ao mau tempo.

O barco é um dos principais meios de transporte do arquipélago indonésio, formado por mais de 17.000 ilhas e com uma população de mais de 265 milhões de habitantes.

Notícias ao Minuto