Economia Moçambique entre as 12 economias onde abrir empresa é mais difícil

Moçambique entre as 12 economias onde abrir empresa é mais difícil

A burocracia continua a ser uma das maiores barreiras para o melhoramento do ambiente de negócios em Moçambique. Isto é o que diz o primeiro relatório do Doing Business sub-nacional realizado pelo Grupo Banco Mundial e apresentado hoje em Maputo.

Entre os três itens avaliados pelo Banco Mundial, a cidade de Maputo é o melhor lugar para abrir empresas, Manica é onde melhor são executados os contratos e Zambézia é a província mais indicada para registo de propriedade. Ainda assim, Moçambique está entre as 12 economias no mundo onde abrir empresa é mais difícil, tudo devido à excessiva burocracia.

Sobre os informais, o Ministro da Indústria e Comércio diz que há necessidade de se definir com clareza a quem chamar de informal, principalmente porque isso tem implicações na classificação geral do Doing Business.

Em representação do sector privado, o empresário Kekobad Patel afirmou que o ambiente de negócios não está bem e diz que há falta de vontade por parte do Governo e do Parlamento.

O estudo do Banco Mundial indica que se todas as províncias adoptassem as boas práticas identificadas em cada uma delas, a classificação geral de Moçambique no Doing Business melhoraria em 22 lugares, saindo de 135 para 113 entre 190 economia.

O País