Politica Governo moçambicano investiga o baleamento de guarda-fronteiras

Governo moçambicano investiga o baleamento de guarda-fronteiras

O facto foi anunciado na segunda-feira pelo Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, à margem dos preparativos da Décima-segunda Cimeira Estados Unidos/África, a ter lugar em Maputo.

Segundo o Ministro Pacheco, as Forças de Defesa e Segurança, particularmente a Polícia da República de Moçambique, está a trabalhar para entender o que é que, efectivamente, motivou o incidente e, só depois disso, é que o governo poderá encetar acções com vista ao esclarecimento, sobretudo com vista a que o incidente não crie um mau estar nas relações bilaterais entre Moçambique e África do Sul.

José Pacheco adiantou que depois de colhidos os dados, no terreno, o governo moçambicano vai procurar esclarecimentos junto da parte sul-africana, preservando sempre as relações de amizade entre os dois países.

Não se sabe ainda ao certo quando serão divulgados os resultados do inquérito, mas o Ministro José Pacheco assegurou que a informação será partilhada oportunamente.

Na mesma ocasião, José Pacheco foi questionado sobre a detenção de 12 moçambicanos na República Democrática do Congo acusados, de ligações aos ataques que tem vindo a ocorrer na província nortenha de Cabo Delgado.

Pacheco disse que o governo está a trabalhar, pela via diplomática, com as Forças de Defesa e Segurança, para entender o que estará por detrás de tudo isso e, ver, que medidas de parte a parte, República Democrática do Congo e Moçambique, poderão primar pela responsabilização, em caso de confirmação do acto de treinamento para integrar grupo de malfeitores em Moçambique.

RM