Desporto Conquista da Liga das Nações não garante Portugal no EURO 2020

Conquista da Liga das Nações não garante Portugal no EURO 2020

Portugal bateu a Holanda (1-0) e tornou-se no primeiro vencedor da Liga das Nações. No entanto, este triunfo não garante à Selecção um lugar no próximo Campeonato da Europa.

Competição desenhada para ser disputada nos anos ímpares, a UEFA destinou quatro vagas no EURO-2020 para serem decididas na Liga das Nações – mas nenhuma está directamente atribuída ao vencedor. As restantes 20 (dois primeiros classificados de cada grupo) são decididas na fase de apuramento, que se encontra a disputar.

De acordo com o regulamento, cada um dos quatros escalões da Liga das Nações (A,B,C e D) terá direito a uma vaga no Campeonato da Europa. Esta será disputada pelos quatro melhores classificados de cada escalão, que não se tenham apurado, que irão defrontar-se numa espécie de final four(meias-finais e final) para decidir quem se apura.

Ou seja, caso Portugal não fique num dos primeiros dois lugares do Grupo B (é actualmente o terceiro classificado com dois pontos), terá direito a disputar a vaga suplementar do escalão A. Se Portugal confirmar o apuramento, a vaga passa para Itália, equipa que ficou atrás da Selecção na fase de grupos da Liga das Nações.

A título de curiosidade, no grupo de Portugal de qualificação para o EURO-2020 existem mais duas selecções com possibilidade de se apurarem via Liga das Nações: Sérvia e Ucrânia.

Recorde os quatro melhores classificados de cada escalão da Liga das Nações

Escalão A: Portugal, Holanda, Suíça e Inglaterra;

Escalão B: Ucrânia, Suécia, Bósnia Herzegovina, Dinamarca;

Escalão C: Escócia, Finlândia, Noruega, Sérvia;

Escalão D: Geórgia, Bielorrússia, Kosovo e Macedónia.

A Bola