Internacional Piloto detido por triplo homicídio antes de iniciar voo

Piloto detido por triplo homicídio antes de iniciar voo

Os passageiros que se preparavam para embarcar num voo de uma companhia aérea subsidiária da American Airlines no Aeroporto Internacional de Louisville em direção a Charlotte, na Carolina do Norte, tiveram tudo menos uma experiência normal no último sábado.

Tudo porque, antes de dar início ao voo, o piloto do seu avião foi detido por um triplo homicídio. Os passageiros pensavam que o piloto tinha sido preso por estar a beber álcool no trabalho, mas rapidamente perceberam que o caso era outro.

“Foi muito tenso”, explicou Frances Wise, um passageiro, citado pelo The Washington Post, acrescentando que se conseguia ver “que os funcionários sabiam que estava algo a acontecer”. Christian Richard Martin foi preso por suspeita do homicídio de Calvin e Pamela Phillips e Edward Dansereaun, na pequena cidade de Kentucky, em 2015. Foi o próprio procurador-geral de Kentucky, Andy Beshear, que anunciou a sua detenção. Às acusações de triplo homicídio juntam-se os crimes de incêndio criminoso, roubo e adulteração de provas físicas.

Calvin Phillips, uma das vítimas, foi baleado na sua casa em Pembroke a 18 de Novembro de 2015. Segundo a estação de rádio WKDZ-FM, seria uma possível testemunha de um caso anterior contra Martin. Já a sua mulher e Edward Dansereaun foram encontrados mortos dentro do carro de Phillips, que tinha sido incendiado a alguns quilómetros de casa, num campo de milho. Ainda não são conhecidos os motivos que levaram a estes homicídios. As autoridades começaram a suspeitar de Christian Richard Martin quando este abandonou a cidade e se mudou repentinamente para outro estado.

Em comunicado, a American Airlines disse estar “profundamente triste” com a situação e informou que o piloto foi suspenso administrativamente até que se conheça o resultado do caso. Christian Richard Martin é piloto nesta companhia desde Janeiro de 2018. “Temos um compromisso inquebrável com a segurança e protecção dos nossos clientes e membros da equipa e vamos proporcionar toda a ajuda possível à investigação”, garantiu ainda a nota enviada pela American Airlines.

A família das três vítimas também já reagiu à detenção: “Todos os dias somos assombrados pelo que foi feito e ainda assombrados pelo facto de que alguém continuava livre para fazer o que quisesse”, referiu num comunicado citado pelo Washington Post, sublinhando ainda a satisfação pelo facto de a investigação ter dado um passo em frente.

Christian Richard Martin está detido sem a possibilidade de fiança no Centro de Detenção do Condado de Christian, em Kentucky, onde aguarda julgamento.

Observador