Destaque Manuel Chang será extraditado para Moçambique

Manuel Chang será extraditado para Moçambique

Michael Masutha passou ao lado do acordo de extradição entre o seu país e os Estados Unidos da América e decidiu obedecer o protocolo da SADC, o bloco regional de que, juntamente com Moçambique faz parte, para decidir pela entrega de Manuel Chang ajustiça de Maputo.

O Ministro da Justiça e Serviços Correcionais da África do Sul, Michael Masutha, decidiu pela extradição do antigo ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, para Moçambique.

A decisão foi conhecida na noite desta terça-feira, através de um comunicado de imprensa emitido pelo ministério dirigido por Masutha.

Depois de analisar os documentos submetidos pelo Departamento de Justiça e Desenvolvimento Constitucional, contendo as decisões do Tribunal Judicial de Kempton Park, segundo as quais, Manuel Chang é extraditável, tanto para Moçambique, quanto para os Estados Unidos da América (EUA) Masutha decidiu pela extradição para Moçambique.

De acordo com o comunicado de imprensa que tivemos acesso, Masutha sustentou a sua decisão com base nas seguintes considerações: A cidadania de Chang, O facto dos alegados crimes terem sido cometidos durante o exercício de um cargo público em Moçambique, o impacto que a alegada fraude tem na dívida do país, o interesse do Estado moçambicano e a seriedade do crime em causa.

“Percebi que o pedido dos Estados Unidos da América foi submetido semanas antes do pedido de Moçambique, contudo, tendo em consideração o contexto na sua íntegra e os critérios contidos no acordo de extradição entre os EUA e a África do Sul, por um lado, e o protocolo de extradição da SADC, por outro, bem como os factos relevantes, considero que os interesses da justiça estarão bem servidos, aceitando o pedido da República de Moçambique” escreve o comunicado, citando o Ministro da Justiça Sul-africana.

“Decidi que o acusado, Senhor Manuel Chang, será extraditado para aguardar o julgamento pelos alegados crimes em Moçambique” conclui o ministro.

O País