Sociedade Mais de 15 bebés nascem no hospital de emergência em Dondo

Mais de 15 bebés nascem no hospital de emergência em Dondo

O hospital de campo enviado pelo Governo da Espanha já está em funcionamento no distrito de Dondo, província de Sofala. O mesmo foi montado com a ajuda dos habitantes da vila.

Por outro lado, membros do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) concentraram esforços para pôr em funcionamento o hospital local, o mais rápido possível, num cenário onde os transportes e comunicações funcionam lentamente.

Entretanto, membros da equipa espanhola, denominada START, também conhecidos como “os coletes vermelhos”, fazem o seu trabalho e colaboram para cumprir o desejo de ajudar a população. Com o hospital de emergência, pretende-se oferecer capacidade cirúrgica e especializada a uma população, que não possui este serviço e que está a ser afectada por uma crise humanitária. Para além de cuidados médicos, a organização também espanhola “Médicos del Mundo” está a contribuir com dois postos de atendimento especializado em violência de género e cuidados psicossociais.

A zona de acampamento da equipa START está localizada ao lado do prédio da maternidade do centro de saúde de Dondo. Desde a chegada da equipa espanhola, na tarde do passado sábado dia 30 de Março, e até o momento, nasceram mais de 15 bebés graças à equipa de pediatras, parteiras e ginecologistas que estão a disponibilizar os seus conhecimentos.

Para além de partos estão a ser atendidos casos de violência sexual contra mulheres e meninas com idades compreendidas entre os 12 aos 24 anos.

O País