Destaque Ciclone Kenneth: Perto de trinta mil pessoas transferidas para zonas seguras

Ciclone Kenneth: Perto de trinta mil pessoas transferidas para zonas seguras

O Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC) precisou de recorrer a métodos compulsivos para transferir parte dos milhares de pessoas que habitavam áreas agora sob efeito do ciclone tropical Kenneth, que atingiu o norte do país a meio da tarde de ontem.

São pelo menos 30 mil as pessoas que foram levadas para locais seguros antes da entrada do ciclone, estando agora acolhidas em escolas na cidade de Pemba e nos distritos de Mecúfi, Chiúre, Metuge, Mocímboa da Praia, Palma, Macomia, Quissanga, Ibo e Muidumbe.

Ontem, a retirada compulsiva de pessoas deu alento ao processo que o INGC desencadeou logo que se tomou conhecimento da aproximação do ciclone, mas foi suspensa a meio da tarde, altura em que os ventos e chuvas ganharam intensidade em praticamente toda a região costeira de Cabo Delgado.

Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) espera que a intensidade do ciclone baixe significativamente nas primeiras horas de hoje por já estar na parte continental, embora as chuvas intensas possam continuar a cair por mais tempo.

Dos perto de 30 mil cidadãos retirados das zonas de risco, cerca de 25 mil são do distrito de Palma, cujo administrador, Valgy Tauabo, assegurou ao “Notícias” que maior parte dos residentes da zona baixa aceitou abandonar voluntariamente a área.

Por seu turno, o secretário permanente de Macomia, Adelino Cavava, disse que o edifício dos Correios de Moçambique, cinco casas e uma mesquita foram destruídos pelos ventos fortes que sopraram durante o dia, acompanhados de chuvas intensas.

No distrito de Muidumbe, segundo o respectivo secretário permanente, Abubacar Maurício Amade, cerca de 300 pessoas foram deslocadas da região de Mengelewa (na zona do chamado regadio de Nguri), nas imediações do rio Messalo.

Deste universo, 200 refugiaram-se nas aldeias Xitaxi e Xitunda, enquanto as restantes 100 foram transportadas para sede do distrito e alojadas em escolas e no edifício da administração.

Em Pemba, maior parte dos estabelecimentos comerciais, bancos e instituições públicas estava encerrada e nos bairros de Cariacó, Paquitequete, Natite o ambiente era calmo, com os residentes recolhidos em suas casas.

Alguns residentes do bairro de Chibuabuara passaram a noite de quarta-feira na igreja Maria Auxiliadora, por temer o pior.

A directora-geral do INGC, Augusta Maíta, liderou as operações de retirada compulsiva em distritos como Metuge, mas todas as equipas suspenderam as operações ao meio da tarde por questões de segurança.

Informações de Nampula indicam que Nacala-Porto, Nacala-a-Velha, Nacarôa, Memba, Ilha de Moçambique e Eráti “acordaram” ontem com o céu nublado e ao cair da noite já estavam debaixo de chuva.

Jornal Notícias