Destaque Transportadores da Central Solar de Mocuba paralisam actividades por falta de pagamentos

Transportadores da Central Solar de Mocuba paralisam actividades por falta de pagamentos

Seis transportadores contratados pela empresa likussassa, uma firma subcontratada pelo projecto Central solar de Mocuba, para o transporte diário de mais de 800 trabalhadores.

Estes paralisaram as suas actividades por contas de uma dívida de pouco mais de cinco milhões de meticais. Os transportadores estão agastados e dizem que não vão retomar a actividade sem que seja paga a dívida em causa.

Nesta quarta-feira os transportadores cumpriram seu segundo dia da paralisação.  Mahomed Mussaguete explicou estar a ser complicado prover serviços a firma sem ter o valor pago dado as despesas de manutenção dos autocarros.

A mesma posição foi manifestada por Rich da Conceição que lamentou o facto da empresa ter solicitado a força policial para se fazer presente as instalações da fábrica. “Eu não vejo a necessidade de se chamar a polícia. Na altura em que assinamos os contratos ninguém chamou a polícia para estar presente. Estamos aqui e não pretendemos fazer distúrbios se não parar de carregar trabalhadores” disse.

Albertina Samboco, funcionária contabilista da central solar de Mocuba, desvalorizou a acção dos transportadores. Para ela, não faz sentido o aparato dos transportadores uma vez que a central solar de Mocuba está a cumprir com todas as suas obrigações de pagamento a empresa contratada para prover serviços.

Samboco Prometeu resolver o assunto para que não haja dúvidas da seriedade por parte do dono do projecto. Esta quinta-feira o nosso jornal foi informado que os transportadores retomaram a actividade depois da negociação havida. ” Hoje estamos a carregar e a promessa ficou para amanhã de se efectuar toda a dívida em causa” disse um transportador.

O projecto central solar de Mocuba está orçado em 76 milhões de dólares.

O País