Sociedade Mineradora denuncia saída ilegal de pedras preciosas a partir do Aeroporto de...

Mineradora denuncia saída ilegal de pedras preciosas a partir do Aeroporto de Pemba

Aeroporto de Pemba tornou na principal porta de saída ilegal de recursos minerais, especialmente pedras preciosas pilhadas em Namanhumbir, distrito de Montepuez, sul de Cabo Delgado, onde compradores estrangeiros chegam e saem do país ilegalmente através de subornos aos funcionários das autoridades do governo.

O esquema de corrupção foi denunciado pela Montepuez Ruby Mining,a mineradora que explora minerais em Namanhumbir, num comunicado de imprensa que critica severamente o governo, por não estar a tomar medidas para travar a desordem instalada no terreno.

“Determinados compradores estrangeiros conduzem suas operações de compra ilegal de rubis a olhos vistos em cidades como a de Montepuez, sem que as autoridades tomem as devidas medidas”, refere o comunicado, citando palavras de Raime Raimundo, Gestor de Assuntos Corporativos da MRM.

A maior parte dos compradores estrangeiros, usam o aeroporto de Pemba, onde funciona um sofisticado esquema de corrupção segundo denunciou Raime Raimundo.

“Muitas vezes entram e saem do país sem documentação requerida, pagando subornos a elementos das autoridades. Como país precisamos actuar contra esta actividade ilegal”, apelou a fonte

O comunicado foi emitido a 25 de Fevereiro corrente em solidariedade às famílias dos nove garimpeiros ilegais que perderam a vida na manhã do mesmo dia, na sequência do desabamento de uma mina artesanal ilegalmente aberta dentro da área concessionada a Montepuez Ruby Mining, supostamente a mando dos compradores estrangeiros ilegais.

Além de garimpeiros e compradores ilegais de pedras  preciosas pilhadas em Namanhumbir, segundo apurou a O PAIS, a cidade de Montepuez, é também procurada por traficantes de drogas, prostitutas e quadrilhas de assaltante à mão armada.

Um membro da Polícia da República de Moçambique e um cidadão de nacionalidade Bangladesh, foram mortos a tiro, em meados deste mês, supostamente por terem tentado impedir um assalto protagonizado por um grupo fortemente armado, que continua a monte.

O País