Destaque Detido filho do antigo Presidente Guebuza

Detido filho do antigo Presidente Guebuza

As autoridades moçambicanas detiveram, em Maputo, Ndambi Guebuza, um dos filhos do antigo Presidente da República, Armando Guebuza.

A Rádio Moçambique, emissora nacional, reporta que a detenção de Ndambi Guebuza surge em conexão com os empréstimos ilegais contraídos no período compreendido entre 2013 e 2014 pela Proindicus, Empresa Moçambicana do Atum (EMATUM) e MAM (Mozambique Asset Management), também conhecido por “Caso Dívidas Ocultas.

Os referidos empréstimos, calculados em mais de dois biliões de dólares, foram concedidos pelos bancos Credit Suisse e VTB da Rússia”.

Com a detenção de Ndambi Guebuza sobe para 10 o número de arguidos sob custódia das autoridades de justiça em conexão com o caso, incluindo o antigo ministro das finanças, Manuel Chang, que se encontra encarcerado na vizinha África do Sul onde aguarda pela decisão do tribunal sobre a sua eventual extradição para os Estados Unidos.

Entretanto oito arguidos ligados ao caso compareceram hoje no Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, para a oficialização da sua detenção, nos termos da legislação moçambicana, que estabelece que uma pessoa detida deve ser levada a um magistrado dentro de 48 horas, para oficializar a detenção.

Folha de Maputo