Desporto Costa do Sol conquista oitava Supertaça de Moçambique

Costa do Sol conquista oitava Supertaça de Moçambique

No jogo que marcou a abertura oficial da época futebolística 2019, no domingo (17), o Costa do Sol derrotou a União Desportiva do Songo e conquistou a sua oitava Supertaça, agora denominada Mário Esteves Coluna.

No estádio nacional do Zimpeto, em Maputo, os “canarinhos”, detentores do troféu e vencedores da Taça de Moçambique em 2018, sacudiram a pressão inicial dos campeões nacionais e com grande eficácia colocaram-se na frente do marcador.

Chawa teleguiou a bola, na marcação de um livre pelo flanco direito a meio do meio campo, para a cabeça do capitão Isac que mais lesto que os seus defensores antecipou-se ao guarda-redes Swini testando para o fundo das malhas.

Claramente sem ritmo de jogo os “hidroeléctricos” só conseguiram esboçar alguma reacção depois do intervalo.

Mas o Costa do Sol, mesmo a jogar contra o vento, estava melhor e Isac arrancou pelo flanco direito e cruzou com conta peso e medida, a defesa falhou e o seu colega Eva Nga chegou atrasado para emendar para o fundo da baliza vazia.

No minuto 68 o malawiano Chawa voltou a servir Isac, cruzando do flanco esquerdo, mas o capitão chutou para as nuvens.

Com a União a crescer no relvado Horário Gonçalves mexeu na equipa, depois de ter sido obrigado a substituições logo nos minutos iniciais devido a problemas físicos, e Raul saltou do banco para sentenciar o jogo. Fugiu pelo corredor direito e de ângulo difícil chutou forte e colocado, Swini tentou defender mas o esférico só parou no fundo das redes.

Esta foi a terceira final da Supertaça perdida pela equipa de Nacir Armando, a segunda consecutiva para o Costa do Sol.

Os “canarinhos” tornaram-se nos recordistas da prova (1994, 1999, 2001, 2002, 2003, 2008, 2018 e 2019), destacando-se do Ferroviário de Maputo que tem sete Supertaças.

@Verdade