Destaque Sofala: Mais de 400 famílias afectadas pela tempestade “Desmond”

Sofala: Mais de 400 famílias afectadas pela tempestade “Desmond”

A província de Sofala foi afectada desde esta segunda-feira pela tempestade Tropical Moderada “Desmond”. A tempestade atingiu os distritos de Marromeu, Cheringoma, Caia, Muanza, Dondo, Búzi, Nhamatanda, Marínguè, Gorongosa e a cidade da Beira.

O governo de Sofala reuniu-se, em sessão ordinária, para analisar a situação daquela província e constactou que o nível de caudal do Rio Púnguè atingiu o nível de alerta, que é de seis metros.

A ponte que dá acesso a sede do Posto Administrativo de Mafambisse encontra-se submersa, e as vias do interior do Distrito estão intransitáveis, 230 pessoas foram afectadas e 40 casas de material precário destruídas totalmente. No Distrito de Muanza 14 casas de construção precária foram destruídas totalmente afetando 14 famílias.

Foram criados cinco centros de acomodação com 439 famílias acomodadas, onde está sendo prestada assistência humanitária em bens alimentares, e saneamento e assistência médica.

“No Distrito de Búzi, foram afectadas as vias de acesso designadamente: as estradas que ligam a localidade de Nhamichindo à Gruja, Estaquinha à Bândua (na zona de Bengaja), Nharongue à Nova Sofala (na zona de Matafuna) encontram-se intransitáveis”, lê-se no comunicado de imprensa do Governo de Sofala.

O País