Economia Moçambique Telecom é a nova empresa estatal resultante da fusão das TDM...

Moçambique Telecom é a nova empresa estatal resultante da fusão das TDM e Mcel

Já existe uma empresa resultante da Fusão das extintas Telecomunicações de Moçambique (TDM) e a Moçambique Celular (mCel). Chama-se Moçambique Telecom, ou simplesmente Tmcel.

A fusão da TDM e Mcel foi uma decisão tomada em sede do Conselho de Ministros no segundo semestre de 2016. Com a decisão, o Governo pretendia salvar as duas empresas estatais que estavam à beira da falência por falta de sustentabilidade e com elevadas dívidas.

A operacionalização da decisão implicaria a partilha de recursos financeiros, tecnológicos e humanos, da gestão empresarial e de instalações. Mas antes, teve de ser criada uma comissão executiva que deveria dirigir o processo de fusão. Rafique Jusob foi confiada a missão de dirigir o conselho de Administração das duas empresas e processo de fusão das mesmas.

O plano previa que a fusão terminasse em Dezembro de 2018 e já em Janeiro de 2019, a nova empresa tem um sítio na internet, onde mostram-se a nova imagem, com o amarelo da Mcel a marcar muita presença. O slogan da Tmcel é “Juntos comunicamos e desenvolvemos Moçambique”.

Foco no Cliente, Integridade, Inovação, Excelência, Boa Governação e Sustentabilidade são os novos pilares da Tmcel.

Folha de Maputo