Destaque Julgamento da antiga embaixadora de Moçambique nos EUA marcado para Novembro

Julgamento da antiga embaixadora de Moçambique nos EUA marcado para Novembro

O caso de corrupção envolvendo Amélia Matos Sumbana, antiga embaixadora de Moçambique nos Estados Unidos de América (EUA), foi marcado para 12 de Novembro do presente ano.

A informação foi avançada por Pedro Nhatitima, porta-voz do Tribunal Supremo (TS), citado pela Carta de Moçambique. Amélia Sumbana é acusada de crimes que ocorreram entre 2009 e 2015.

Ela foi exonerada oito meses após a tomada de posse do Presidente Filipe Nyusi. Sumbana terá desviado 496.945,03 USD correspondentes a 17.393.076,05 Mts, ao câmbio do período dos factos, que ocorreram durante seis anos.

Segundo a Carta de Moçambique, as acusações que pesam sobre Amélia Sumbana são: crime de peculato, abuso de cargo e branqueamento de capitais. Alega-se que parte do dinheiro foi utilizado na aquisição de um apartamento, que registou em nome de um parente.

A diplomata ordenava a emissão de cheques a seu favor, alegadamente para efectuar pagamentos referentes a obras de reabilitação da residência oficial e compra de bens para o funcionamento da missão diplomática.

Outro ex-embaixador acusado de corrupção de ter desviado fundos do Estado é Bernando Xerinda, que representava Moçambique na Federação Russa. Pedro Nhatitima deu a conhecer que o seu processo está em fase de elaboração do despacho de pronúncia, pesando sobre Xerinda indícios da prática de peculato e tráfico de influências.

Pedro Nhatitima foi forçado a prestar esta informação em virtude de o Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) se queixar constantemente da lentidão dos tribunais no julgamento de casos de corrupção.

Folha de Maputo