Sociedade Governo extingue Universidade Pedagógica

Governo extingue Universidade Pedagógica

A Universidade Pedagógica (UP) foi extinta ontem, por decisão do Governo, resultando na criação de cinco (5) novas instituições do ensino superior público, a funcionar nas regiões Sul, Centro e Norte do país.

As novas Universidades resultam da junção das diferentes delegações da UP nas três regiões do país. O governo acredita que como instituições autónomas as novas universidades vão servir melhor os cidadãos.

O conselho de ministros fundamenta a sua decisão com a necessidade de descentralizar a gestão das universidades, imponderar a sua governação local para torná-las mais eficientes e capazes de responder a dinâmica actual do desenvolvimento do país e do Mundo.

Assim surge as universidades de Rovuma, Uni Rovuma que era a UP Niassa, UP Nampula e UP Montepues. A Universidade Licungo, Uni Licungo que agrega a UP Beira e a UP Quelimane, a universidade Pungue, Uni Pungue que integra a UP Manica e UP Tete, a Universidade Save, Uni Save que integra a UP Massinga, UP Maxixe e UP Gaza, e finalmente a Universidade Maputo, Uni MAPUTO que integra a actual sede da UP.

O ministro da ciência e tecnologia ensino Superior e técnico profissional, Jorge Nhambiu que apresentou o decreto da extinção da UP explicou que o mesmo resulta de uma reflexão interna na Instituição que vem desde 2015, tendo submetido a proposta ao governo com três opções de gestão da UP ao que o governo considerou esta (da criação de cinco Universidades) como a mais adequada.

“Nós achamos que era importante descentralizar a tomada de decisões, porque na estrutura actual todas as decisões são tomadas centralmente em Maputo, desde a emissão dos documentos de finalização dos cursos até outras decisões administrativas. Achamos que com esta restruturação da UP os ganhos são bastantes para a comunidade académica e para o povo moçambicanos em geral” disse Jorge Nhambiu.

Quanto ao âmbito das suas actividades, o ministro Jorge Nhambiu diz que as mesmas poderão continuar com as actividades que vinham desempenhando podendo, entretanto, agregar novas áreas de formação e de investigação.

“Quando nós criamos uma universidade, a mesma teoria vale para estas cinco universidades que estamos a criar hoje. Universidades não são Institutos, elas abarcam um universo de conhecimentos, e estas podem ter no seu interior institutos ou escolas, mas a sua vocação é de uma Universidade”, sublinhou.

A Universidade Pedagógica resultou da extinção do instituto Superior pedagógico, em 1995, tendo a partir dessa altura introduzido novos cursos para além da formação de professores.

Folha de Maputo