Internacional Africa Governo do Gabão anuncia controlo de tentativa de golpe de Estado

Governo do Gabão anuncia controlo de tentativa de golpe de Estado

A situação no Gabão está sob controlo e os amotinados foram detidos ou estão em fuga, depois de uma tentativa de golpe de Estado militar, declarou hoje o porta-voz do Governo de Guy-Bertrand Mapangou.

A calma regressou, a situação está sob controlo”, afirmou o porta-voz à Agence France-Presse. A mesma fonte acrescentou que, de entre um comando de cinco militares que tomaram o comando da rádio-televisão nacional e apelaram à rebelião, “quatro foram detidos e um encontra-se em fuga”.

As forças de segurança do país foram deslocadas para a capital, Libreville, e aí permanecerão nos próximos dias para garantir a ordem, acrescentou o porta-voz. A AFP constatou o cerco do edifício da Rádio Televisão Gabonesa (RTG) por efetivos da guarda republicana.

O porta-voz governamental indicou ainda que as fronteiras do país permanecerão abertas. Explicou ainda que alguns disparos ouvidos na capital durante a madrugada teriam partido de um movimento de pessoas.

A comunicação do Governo gabonês acontece depois de alguns militares terem anunciado hoje na televisão pública que estava em curso um golpe de Estado naquele país da África Ocidental.

Um soldado do exército, ladeado por outros dois armados, leu um comunicado a informar que os militares tomaram o controlo do Governo “para restaurar a democracia” no país.

Moradores da capital, Libreville, citados pela AFP, indicaram que tanques militares e veículos armados estão a patrulhar as ruas.

O Presidente Ali Bongo, no poder desde 2009, está fora do país desde outubro, existindo relatos de que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Bongo dirigiu-se recentemente ao país numa mensagem de Ano Novo, acamado, a partir de um hospital em Marrocos.

Notícias ao Minuto