Politica África do Sul diz que detenção de Manuel Chang não afecta relações...

África do Sul diz que detenção de Manuel Chang não afecta relações bilaterais

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

A ministra dos Negócios Estrangeiros da África do Sul disse que a detenção do antigo ministro das Finanças, Manuel Chang, não afecta as relações bilaterais, no dia em que o Presidente sul-africano se reúne com o homólogo moçambicano.

“O Presidente da África do Sul é livre de ir e ver o seu homólogo em qualquer altura, não tem nada a ver com Hanekom nem com o ministro das Finanças (moçambicano)”, disse a chefe da diplomacia sul-africana, referindo-se ao cidadão sul-africano Andre Hanekom e ao antigo governante Manuel Chang, detido em Joanesburgo no final de Dezembro.

“A Interpol e a África do Sul têm um protocolo, mediante o qual podem fazer-nos um pedido para deter um passageiro que passe pelos nossos portos, desde que nos adiantem uma razão”, disse a governante, acrescentando: “Se ficarmos satisfeitos com a razão, agimos, e foi isto que fizemos no caso do antigo ministro de Moçambique”.

Sobre o cidadão detido em agosto por alegado envolvimento nos grupos terroristas que operam na região norte de Moçambique, a governante sul-africana disse que o seu embaixador em Maputo “foi investigar e conseguiu interagir com Hanekom”.

A ministra respondia assim a notícias da imprensa sul-africana que dão conta de um problema diplomático entre os dois países devido à detenção de Manuel Chang, acusado pela Justiça norte-americana de ter recebido subornos no âmbito dos empréstimos ocultos de duas empresas públicas moçambicanas.

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, manteve ontem em Maputo, conversações bilaterais com o seu homólogo, Filipe Nyusi, anunciou a Presidência da República.

Folha de Maputo